Um grande conto de fadas dando uma percepção do que poderia ter acontecido com a pequena Grã-Duquesa.
Quando se fala no estúdio Disney a primeira coisa que vem na cabeça são as animações feitas pela mesma, todas recheadas de belas histórias e músicas contagiantes. Outros estúdios já tentaram competir com a Disney, mas nenhum deles conseguiu chegar perto de alcançar um lugar perto da sombra do estúdio ainda que atualmente isso esteja mudando aos poucos. Um dos muitos estúdios que tentou competir com a Disney foi a 20th Century Fox que no ano de 1997 lançou uma animação intitulada Anastasia que não só foi um sucesso de bilheteria como confundido por muitos, me incluo nisso, como uma animação da Disney.
Em Anastasia, é apresentada a família do Czar Russo dentre eles, a filha mais nova, Anastasia. Durante a Revolução Russa, a pequena Anastasia é a única representante da família real que escapou com vida. Porém, sua avó não sabe disso e oferece uma recompensa para quem encontrá-la. Sabendo disso, em Moscou, Dimitri e Vladimir se esforçam para encontrar uma jovem que se aparente com a princesa desaparecida, por sorte eles encontrando a própria, que não se lembra de nada sobre seu passado. Agora os dois farão de tudo para ajudá-la, já que Dimitri está apaixonado por ela.
O tom de Anastasia é levemente mais pesado do que outras animações sobre princesas, mas isso apenas torna o filme chamativo. O filme recebeu criticas posivitas mesmo com as objeções de alguns historiadores por terem mexido na história da pequena Grã-Duquesa, e sim, a animação realmente fala sobre a Grã-Duquesa Anastasia Romanov ainda que conte com diversas alterações para tornar a história mais agradável e chamativa aos olhos de crianças e jovens.
Todos os personagens principalmente o morcego albino Bartok, são cheios de carisma o que torna difícil odiá-los por completo e as músicas são excelentes, destaque para a cena onde Anya canta Once Upon a December, Foi no Mês de Dezembro no Brasil, uma das melhores canções do longa assim como a canção Journey To The Past, De volta ao Passado no Brasil, que rendeu ao filme uma indicação ao Oscar de melhor canção original. Também foram essas duas canções que tornaram o longa conhecido em parte por terem versões de Once Upon a December interpretadas pela cantora mexicana Thalia.
Devido ao sucesso do longa Anastasia, a 20th Century Fox lançou o spin-off Bartok: The Magnificent, Bartok: O Magnífico no Brasil, que foi direto para video e tinha como personagem principal o morcego albino de Rasputin em uma história que não tinha relação com Anastasia. A Fox Interactive em 1997 lançou um jogo baseado no filme intitulado Anastasia: Adventures with Pooka and Bartok.
Com certeza Anastasia é um filme que deve ser conferido pelo menos uma vez na vida, pois, foi um dos primeiros filmes animados feitos por outros estúdios que deu certo. Ainda que seja um bom filme e eu goste bastante do mesmo, Anastasia deve ser levado com cautela afinal tudo nele não passa de um grande conto de fadas dando uma percepção do que poderia ter acontecido caso a Grã-Duquesa tivesse sobrevivido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário