quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O Iluminado


"O que há no quarto 237?"



As adaptações de livros sejam infantis, juvenis ou adultos nem sempre agradam principalmente quando os livros em questão são do escritor Stephen King, são poucas as adaptações de obras do mesmo que agradaram ao público. Em 1980, o diretor Stanley Kubrick produziu e também dirigiu The Shining, O Iluminado no Brasil, um filme de terror psicológico baseado no romance de mesmo nome escrito por Stephen King.


No filme, Jack Torrance, um escritor e alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook. Seu filho, Danny, possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural.


O Iluminado é tido como um filme cult e um clássico do gênero terror. A resposta inicial ao filme tinha sido mista, a avaliação posterior da crítica ficou mais favorável o que favoreceu o filme a ser classificado como um dos maiores filmes de terror, enquanto alguns o consideram um dos melhores filmes de todos os tempos. O Iluminado foi lançado como um filme de mercado de massa ao contrário de outros filmes de Kubrick, que haviam desenvolvido gradualmente uma audiência construída pela interpretação do diretor.
O lançamento europeu inicial de O Iluminado era de 25 minutos mais curto que a versão estadunidense, conseguido através da remoção da maioria das cenas que aconteceram fora dos arredores do hotel.


Existem mudanças significativas entre o livro e o filme, mas como não li completamente o livro não posso falar sobre elas com certeza, uma das mudanças que sei que foi realizada é o labirinto que não existe no livro, mas não sei se essa mudança foi significativa.
Foi lançado em 2012 um documentário chamado Room 237 que reúne diversas teorias sobre "pistas" e mensagens subliminares escondidas no filme por Kubrick, mensagens essas que aludiriam a temáticas diversas como Holocausto e Genocídio. Os clipes das músicas The Kill da banda 30 Seconds To Mars e Spit It Out da banda Slipknot são inspirados no filme.


Não tenho uma opinião certa sobre O Iluminado porque todas as vezes em que o assisti ou tentei assistir, o fiz sem qualquer interesse logo os 146 minutos de filme me pareceram tão longos e arrastados que até hoje julgo o filme como chato e superestimado assim como não vejo nada tão impactante na cena das gêmeas. Comprei o DVD na esperança de que superasse minha falta de interesse no filme por causa das experiências ruins ao tentar assisti-lo para enfim ter uma opinião certa sobre o mesmo, mas continuo enrolando para dar uma nova conferida neste.
O Iluminado merece sim ser conferido ainda que eu ache assistir Os Padrinhos Mágicos mais interessante, se pretende assisti-lo, não faça como eu! Reserve um tempo, pegue um lanchinho e tenha interesse ou acabará detestando o filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário